| Blog - 13/05/2020

VOCÊ ESTÁ SEPARANDO E DESTINANDO SEU LIXO CORRETAMENTE?

Nos últimos meses, vivemos muitas mudanças em nossa rotina, em função da pandemia do coronavírus. Entre elas, passamos mais tempo em casa, seguindo as medidas de isolamento social. O home office se tornou realidade para muitos profissionais e, para quem tem filhos em idade escolar, o desafio foi manter as crianças em confinamento.

Algo que ficou bastante visível, nesse período, foi a surpreendente quantidade de lixo que produzimos diariamente. Houve uma diminuição do lixo nas ruas, mas, em compensação, tivemos um aumento significativo do lixo doméstico: de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de lixo domiciliar deve crescer de 15% a 20% em função da pandemia.

Além de concentrarmos o descarte em nossa casa – o que antes acontecia em lixeiras na rua, no trabalho ou em outros locais que frequentávamos –, tivemos um aumento considerável no pedido de entregas, gerando mais resíduos de embalagens, especialmente papel, papelão, plástico e isopor.

 

 

Dicas para o descarte dos resíduos domésticos

 

Quando se preocupa em separar e descartar o lixo corretamente, você contribui para a saúde, a economia e a preservação do meio ambiente. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa, considerando especialmente os resíduos orgânico e reciclável, que são os mais habituais. Confira!

 

1 – Lixo orgânico

 

Restos de alimentos, cascas de frutas, vegetais e folhas são alguns dos materiais orgânicos que produzimos todos os dias. Uma dica valiosa para o descarte é usá-los em hortas, em forma de compostagem, produzindo um adubo natural.

Caso não tenha um espaço adequado para a compostagem, você pode embalar o lixo orgânico em sacolas biodegradáveis e enviar para os aterros, através das empresas de coleta urbana.

 

2 – Lixo reciclável

 

Você sabia que precisa higienizar o lixo reciclável antes do descarte? Isso mesmo! As embalagens de plástico, alumínio, vidro ou papel (como as caixinhas de leite) devem ser lavadas antes de irem para o lixo, evitando que sejam focos de contaminação e facilitando os processos de reciclagem.

Mas, atenção: essa lavagem não deve ser sinônimo de desperdício de água. Por isso, opte pela água que você utilizou na lavagem da louça, por exemplo, e faça o enxágue dos frascos que serão descartados.

No caso do papel, quanto mais intacto ele estiver, maior valor terá sua reciclagem. Dessa forma, a recomendação é não amassá-lo antes de jogar fora.

 

 

Outros tipos de lixo também exigem atenção

 

Alguns resíduos, como etiquetas, adesivos e esponjas geralmente causam dúvida na hora do descarte. O ideal é colocar esses materiais separados quando não puder mais reutilizá-los.

Há ainda o resíduo considerado perigoso, como o lixo hospitalar, restos de tinta, lâmpadas e pilhas, que são produtos que exigem um cuidado específico e, caso sejam descartados de forma incorreta, podem ser altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Para evitar danos, informe-se junto aos órgãos de sua cidade para saber a melhor forma de descartar esses materiais.

 

Voltar