| Blog - 11/02/2020

NESTE CARNAVAL, RESPONSABILIZE-SE PELO SEU LIXO

Carnaval de rua costuma reunir multidões. E no dia seguinte, é comum a cidade acordar com as ruas repletas de lixo. A razão, muitas vezes, é o difícil acesso a lixeiras ou o clima de festa que dificulta que a pessoa se atente a isso. Mas nada disso pode ser usado como desculpa para o descaso com o meio ambiente. A produção excessiva de lixo não é um problema só para a natureza, mas também atrapalha quem quer aproveitar a festa num espaço limpo.

As festas de carnaval podem ser um momento de curtir com os amigos e relaxar, e isso às vezes envolve deixar alguns cuidados de lado. No entanto, o respeito ao meio ambiente não pode ter folga. Siga as nossas dicas para curtir o carnaval sem descuidar da preservação do meio ambiente.

 

 

Mantenha o seu lixo com você até achar um local para descartar

 

Carnaval de rua tem aquele aglomerado de pessoas e às vezes a mobilidade fica comprometida. Por isso, além de não ter muitas lixeiras à vista, pode ser difícil chegar nas poucas disponíveis.

No entanto, tudo o que você comer e beber durante as festas vai gerar lixo, e você precisa pensar com antecipação no que fará com eles. Como jogar no chão definitivamente não é uma opção, o jeito é ficar com o lixo durante a folia ou até o momento em que você encontrar o lugar ideal para descartá-lo.

Faça isso e aconselhe os seus amigos a seguirem o seu exemplo!

A enorme quantidade de lixo que fica nas ruas no fim das festas pode obstruir bueiros e causar enchentes. Não seja você mesmo o causador de problemas que podem afetá-lo diretamente em um futuro próximo.

 

Carnaval nas praias

 

Quem for passar o carnaval nas praias, deve ter atenção redobrada para o lixo próximo ao mar. Se o lixo urbano é prejudicial para o meio ambiente, na areia da praia pode ser ainda mais. O excesso de lixo nas ruas sobrecarrega a equipe de limpeza urbana, mas parte dele ainda pode ser contido por ela antes que obstrua os bueiros. Nas praias, no entanto, o lixo da areia pode rapidamente ir parar na água do mar, causando poluição e ameaçando a vida marinha.

Por isso, prestar ainda mais atenção para o lixo nesses ambientes é essencial, já que estamos no período de verão e a preservação das praias já está ameaçada pelo excesso de lixo.

Nesses ambientes, a falta de locais adequados para o descarte é ainda maior. Por esse motivo, leve na bolsa uma ou duas sacolinhas plásticas e junte todo o lixo que for acumulado durante a folia.

Atitudes simples fazem toda a diferença. Faça a sua parte e aproveite o carnaval de consciência e cidade limpa!

 

Voltar