O vírus causador de doenças respiratórias tem atingido massivamente a população da China, e até o último dia 28 já registrou 106 mortes provocadas pelo vírus.
O coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças respiratórias tanto leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum, quanto mais graves, como a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave, responsável pela morte de mais de 600 pessoas na China e em Hong Kong entre 2002 e 2003.
A versão de vírus que circula agora é uma espécie nova, desconhecida da comunidade médica, que teme que o vírus se espalhe de forma global.
Quais são os sintomas
– Febre.
– Dor.
– Dificuldade de respirar.
– Tosse.
– Diarreia.
– Pneumonia.
Como é transmitido
O vírus é transmitido de animal para pessoa e de pessoa para pessoa, ou seja, através da contaminação por contato.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– Gotículas de saliva;
– Espirro;
– Tosse;
– Catarro;
– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como evitar
– Evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas.
– Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
– Lave as mãos a cada duas horas e principalmente após passar por estabelecimentos ou transportes públicos.
– Procure não tocar olhos, nariz e boca.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Descartáveis significam higiene e saúde
O compartilhamento de utensílios como copos, pratos e talheres é um dos meios de transmissão de diversos tipos de viroses, não apenas do coronavírus. No entanto, como este é a fonte de infecção cuja necessidade de prevenção é mais urgente – já que foram registradas recentemente contaminações em outros países além da China, como Japão e Estados Unidos, – consideremos uma boa oportunidade para lembrar da importância de utensílios descartáveis para a nossa saúde e higiene.
Para evitar a exposição ao vírus, o uso de descartáveis é a melhor alternativa, sobretudo em estabelecimentos públicos como lanchonetes e restaurantes, onde não é possível atestar a efetividade da higienização de utensílios reutilizáveis.
Por isso, sobretudo em situações como essa de possível pandemia global, descartáveis de papel ou plástico significam segurança e prevenção.
E com o descarte correto desse tipo de material, é possível fazer com que o seu uso seja benéfico para os seres humanos ao mesmo tempo em que não prejudicam o meio ambiente.
Voltar