| Blog - 22/04/2020

COMO CELEBRAR O DIA DA TERRA EM CASA

O Dia da Terra, celebrado internacionalmente no dia 22 de abril, completa hoje seu 50º aniversário. Hoje é dia de aproveitar o ar fresco, mesmo que da janela da sua casa, plantar uma árvore no seu quintal, separar o lixo, ou simplesmente aproveitar a natureza da forma que preferir.

 

Em tempos como este, aprendemos a valorizar as pequenas coisas – e a natureza é uma delas, já que é quando não temos que aprendemos a dar o valor merecido. Este tempo todo em que estamos, em parte, privados de ambientes naturais, podemos perceber como ele é importante para a nossa saúde física e mental.

 

Mal podemos esperar para voltarmos a ter a liberdade de caminhar na natureza, não é mesmo? Perdemos o restinho da temporada de praia, perdemos dias lindos de sol em casa, e tudo isso torna este Dia da Terra ainda mais importante do que de costume, já que experienciamos o que é a vida sem a natureza.

 

 

Mas o que é o Dia da Terra?

 

Ele é mais importante do que pode parecer para nós aqui no Brasil, já que mundialmente é um dos eventos de conscientização com maior adesão de autoridades, ambientalistas e da população em geral.

 

O primeiro Dia da Terra foi comemorada em 22 de abril de 1970, com o objetivo de conscientizar sobre o papel da humanidade na proteção do mundo natural. Nesta data, 20 milhões de americanos foram às ruas protestar por uma sociedade mais ecologicamente consciente.

 

É difícil de acreditar hoje em dia, mas naquela época, muita gente não conhecia alguns problemas ambientais sérios, como a poluição do ar ou a perda de espécies de animais selvagens.

 

O Dia da Terra começou nos Estados Unidos mais como um movimento político, mas rapidamente se tornou um dia utilizado por várias comunidades para se reunir e juntar o lixo, plantar árvores, ou simplesmente refletir sobre a beleza da natureza.

 

 

Celebre o Dia da Terra montando um jardim em casa!

 

Traga um pouco da natureza para dentro de casa de uma forma simples e perfeita para introduzir as crianças à jardinagem. Podem ser plantadas verduras, flores, plantas exóticas, ou o que você preferir.

 

Use copos descartáveis como vasinhos de plantas! Tanto os de plástico quanto os de papel podem ser muito úteis para esse propósito. Além disso, você reutiliza materiais e ensina seus filhos sobre a importância de dar outro propósito para materiais recicláveis antes de descartá-los no local adequado.

 

Faça furos (preferencialmente de dois a quatro) na parte de baixo dos copinhos para a drenagem da água. Use os pratinhos descartáveis de sobremesa como base para os vasinhos, para conter a água que sairá pelos furos.

 

Copos transparentes são mais interessantes se você quiser mostrar para as crianças o processo de formação das raízes. Encha 2/3 dos copos com solo e plante as sementes com um centímetro de profundidade.

 

Para evitar que as crianças percam o interessante antes mesmo do projeto começar a fluir, você pode optar por sementes ou pezinhos que crescem rapidamente, como os de alface. Não precisam ser todos, mas um ou outro para distrair e engajar durante a espera pelo restante.

 

 

Gostou da ideia? Reaproveite os descartáveis que você tem em casa e pense em maneiras criativas de celebrar o Dia da Terra em casa, ao mesmo tempo em que ensina os seus filhos a importância da natureza e a necessidade de respeitá-la e preservá-la. Um ótimo Dia da Terra a todos!

 

Voltar